Estratégia de Sustentabilidade Ambiental Sonae MC

Ao encontro ao desenvolvimento sustentado dos negócios, a Sonae MC, grupo do qual o Continente faz parte, formulou a sua ESA – Estratégia de Sustentabilidade Ambiental que se integra numa estratégia que tem mais de 20 anos. Foi nesse âmbito que surgiu o Grupo de Trabalho sobre Plásticos, transversal a todas as áreas de atuação da Sonae MC, e a partir do qual se definiram os sete objetivos do Compromisso Plástico Responsável.

No que respeita ao problema do plástico desnecessário, o Continente tem procurado reduzir, reciclar e reutilizar o plástico nas embalagens de marca própria, antecipando para 2025 os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações Unidas para 2030. No entanto, o Compromisso Plástico Responsável é só uma das vertentes que tem sido trabalhada para que a atuação do Continente – e das restantes insígnias da Sonae MC – tenha uma pegada ecológica sustentável. Como? Trabalhando no eco-design dos seus produtos e procurando as melhores soluções – credíveis dos pontos de vista funcional e de desempenho ambiental e aceitáveis do ponto de vista económico. Fá-lo através da constante pesquisa de mercado, do contacto com diferentes stakeholders e através de projetos de Investigação e Desenvolvimento.


Os 5 grandes eixos de atuação da ESA:

Energia e Alterações Climáticas

Economia Circular

Sourcing Responsável

Oferta Responsável

Comunicação, Sensibilização e Educação


Comunicar as ações do Continente no âmbito da sustentabilidade está implícito na própria estratégia. Focado na partilha de boas práticas no que à utilização responsável do plástico diz respeito, há também espaço neste projeto para divulgação de outras iniciativas com o mesmo propósito: minimizar o impacto da pegada ecológica do Continente, com uma responsabilidade acrescida enquanto retalhista. Tão próxima dos clientes, fornecedores e colaboradores, a marca tem também o dever de informar a comunidade sobre o que podemos, afinal, mudar – em conjunto.