Dia Mundial dos Oceanos

Este ano, o foco de conservação é prevenir a poluição de plástico.

Desde 2009 que as Nações Unidas assinalam o Dia Mundial dos Oceanos, à semelhança de outras datas comemorativas. 8 de Junho representa “uma oportunidade para reconhecer os desafios que enfrentamos na conservação dos oceanos”, nomeadamente partilhando soluções para prevenir a poluição por plástico. Sobre a celebração deste ano, a UNESCO anunciou que “ajudará a capacitar pessoas de todas as idades a tornarem-se líderes nas suas comunidades e mobilizará o mundo para a eliminação do plástico nos oceanos – uma crise em crescimento com que se depara a nossa sociedade e o oceano que todos partilhamos” e desafiou que todos se envolvessem através da plataforma https://www.worldoceansday.org/

Como o foco de conservação deste ano é evitar a poluição de plástico, são inúmeras a iniciativas em Portugal e no mundo e podem ser consultadas na plataforma.

– a Norte, destaca-se a mega limpeza de praia organizada pelo Sea Life Porto e pela Câmara Municipal do Porto. São esperados cerca de 1000 voluntários para a ação que se estende por quase 3km de costa. Será “a maior limpeza de praia de sempre na cidade do Porto”, segundo avança a organização.

– No centro do país, na Praia de São Jacinto, o Corpo Nacional de Escutas organizou um plano de atividades exclusivamente dedicado à temática do plástico e à conservação dos oceanos. Para os jovens escuteiros da Região de Aveiro entre os 10 e os 14 anos.

– Em Lisboa, a exposição das fotos vencedoras do concurso internacional “I live by the Sea” (“Eu vivo pelo mar”) integra também o programa de eventos do Dia Mundial dos Oceanos.

Na plataforma oficial do Dia Mundial dos Oceanos há imensos recursos multimédia para explorar. Nesta data simbólica e sempre que possível, há um planeta para preservar – e 70% da sua superfície é constituída por água.