Compromisso Plástico Responsável

A utilização responsável do plástico é um compromisso de todos. O Continente, enquanto retalhista, tem uma responsabilidade acrescida e responde ao problema com o Compromisso de empreender uma “Estratégia para o Plástico”. Passo a passo, esse Compromisso pode ser seguido numa plataforma informativa que quer ser ferramenta de sensibilização dos consumidores.

Da consciencialização à ação, a mudança faz-se a partir do esforço coletivo

Simbolicamente apresentado no Dia Mundial da Terra, o Continente divulga o projeto Plástico Responsável, uma plataforma cujo objetivo principal é partilhar a vontade comum de construir um futuro mais sustentável para o Planeta. Com especial enfoque na temática dos plásticos, o site reúne conteúdos informativos sobre boas-práticas em todo o mundo, dicas e iniciativas da marca.

Com o intuito de sensibilizar os consumidores, a plataforma responde também a uma das medidas assumidas no “Compromisso para o Uso Responsável dos Plásticos”, no qual a marca se propõe a cumprir uma série de objectivos em prol da sustentabilidade ambiental. O Plástico Responsável é um apelo à compreensão e à ação, com conteúdos relevantes para o dia-a-dia de cada um e que contribuam para a consciencialização e mudança de atitude.

É difícil imaginar a vida sem plástico, um material versátil, barato, multifuncional e importante para a economia. No entanto, é imperativo repensar o uso que que lhe é dado e evitar que seja tão facilmente descartado na Natureza. Promover a mudança é um dever de todos, e é também uma missão para os retalhistas.

O Continente tem vindo a definir as suas estratégias de forma sustentável, gerindo a utilização de recursos de acordo com uma política de responsabilidade social e ambiental, implicando colaboradores, fornecedores e clientes. Com o projecto Plástico Responsável, essa estratégia de sustentabilidade assume a forma de compromisso: um compromisso de todos, no qual a marca tem um papel especialmente ativo.

A solução para o problema da acumulação do plástico na Natureza passa por reutilizar, procurar opções alternativas aos plásticos e transformá-los através da reciclagem. Este compromisso enquadra-se no posicionamento anteriormente assumido pelo grupo Sonae MC, pioneiro na definição de uma política ambiental empresarial no sector do retalho nacional, em 1998, e aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações Unidas para 2030.

De encontro ao desenvolvimento sustentado dos negócios, a Sonae MC, grupo do qual o Continente faz parte, formulou a sua ESA – Estratégia de Sustentabilidade Ambiental – e foi nesse âmbito que surgiu o Grupo de Trabalho sobre Plásticos. A ESA – Estratégia de Sustentabilidade Ambiental procura contribuir para uma pegada ecológica global sustentável, gerindo a atividade rumo à descarbonização e ao desperdício zero, procurando assegurar continuamente uma oferta responsável e informada, atuando em toda a cadeia de valor. Contribuir para uma pegada ecológica sustentável, reduzindo os plásticos nas embalagens dos produtos de marca própria e procurando soluções alternativas são alguns dos desafios transversais a todas as áreas de intervenção deste Grupo de Trabalho, constituído por elementos de todas as equipas da Sonae MC.

O Continente vai mais além e propõe antecipar para 2025 a ambição europeia de conseguir que todas as embalagens de plástico sejam reutilizáveis ou recicláveis de forma economicamente eficiente, reduzindo a utilização de materiais de origem fóssil e incorporando mais matérias recicladas nos produtos de marca própria. Na prática, a intenção é que as mais de quatro mil embalagens da marca possam ser reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis nos próximos cinco anos. Das iniciativas já divulgadas, destacam-se também o projecto-piloto para encontrar alternativas aos habituais sacos de plástico para as frutas e legumes e a assinatura do pacto internacional “New Plastics Economy Global Commitment”, promovido pela Fundação Ellen MacArthur e subscrito por gigantes como a Nestlé e The Coca-Cola Company.

O projecto New Plastics Economy, lançado em Maio de 2016, propõe repensar o futuro da utilização do plástico, com base nos princípios da economia circular. O desafio global reúne parceiros de diversas áreas, rumo a soluções individuais com reflexo num resultado à escala mundial: reduzir significativamente a produção de plástico, reutilizando-o de forma a entrar novamente na cadeia de valor. O Continente assumiu este compromisso global, trabalhando no alcance de metas comuns para lidar com os resíduos plásticos e com a poluição que provocam.

As várias iniciativas desenvolvidas pelo Continente, com o objetivo de promover o uso responsável do plástico, poderão ganhar uma nova dimensão ao serem partilhadas publicamente neste novo micro site. “Plástico Responsável” é um apelo à ação, para minimizar os efeitos nocivos do abandono do plástico na Natureza e para que todos contribuam com uma atitude responsável.