Com tijolos de plástico reciclado constroem-se novas escolas para as crianças da Costa do Marfim

A Unicef, em parceria com uma empresa colombiana, está a construir uma nova realidade para as crianças da Costa do Marfim: para responder à necessidade de edificar escolas com poucos recursos, o lixo de plástico da maior cidade do país, Abidjan, será transformado em tijolos.

DR Unicef

Diariamente são produzidas cerca de 280 toneladas de resíduos de plástico só em Abidjan e apenas 5% desse lixo é reciclado. Os restantes 95% vão parar a aterros, aos rios, ao oceano. Num país onde a pobreza é uma realidade para mais de metade da população, o impacto ambiental do lixo não tratado aumenta o risco de doenças como a malária, uma das principais causas de morte infantil nos países africanos.

Com a construção de uma fábrica de tijolos de plástico reciclado, a Unicef promove a gestão e reciclagem de resíduos, a construção de escolas e permite também que as famílias possam ter uma fonte de rendimento – integrando-as na fábrica e nos projetos de construção.

DR Unicef

Os tijolos, feitos com 100% de plástico reciclado, são resistentes ao fogo e a ventos fortes, são à prova de água e têm uma durabilidade superior à dos materiais convencionais.

Numa primeira fase, serão construídas 500 salas de aula mas os números apontam para um défice de 15.000 salas de aula para responder às necessidades educativas do país. Através desta solução, a Unicef crê que é possível construir um novo futuro para as crianças da Costa do Marfim.

DR Unicef